4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce
08/07/2022
Ninja Brindes

4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce

O e-commerce ganhou destaque na conversa e é um termo muito familiar ao grande público. Não é à toa que o e-commerce e sua estratégia é um segmento de mercado bastante produtivo em todo o país e no mundo.

No entanto, quando falamos de e-commerce, muitas pessoas ainda associam esse modelo de negócio a qualquer processo de compra e venda pela internet, o que é apenas parcialmente correto.

Na verdade, o e-commerce também inclui Marketplace, Dropshipping e muito mais. Ele é uma forma de realizar transações comerciais por meio do uso de diversas ferramentas digitais.

Então esse modelo de negócio não é apenas criar uma loja virtual, mas um negócio baseado em uma estrutura mais tecnológica e digital.

O comércio eletrônico teve um rápido crescimento nos últimos dois anos, com faturamento em torno de R$161 bilhões somente em 2021, graças à facilidade com que essas empresas iniciam e à popularidade do consumo digital.

Isso levou a um enorme aumento no interesse por esse tipo de negócio e cada vez mais empreendedores estão investindo nesse tipo de investimento.

Então, se você também quer participar desse mercado promissor e quer conhecer novas estratégias para aumentar as vendas, continue lendo!

O que é um e-commerce?

O e-commerce é um negócio online que está hospedado na internet e realiza uma série de atividades como gestão de estoque, financeira e logística. Assim, isso é muito mais do que um portal de vendas ou site comum.

Assim, para implementar este tipo de negócio, é necessário entender de estratégias como crm vendas e o próprio marketing. Os recursos e funcionalidades oferecidos variam, dependendo do suporte selecionado.

A importância de investir em estratégias para ajudar a capitalizar o negócio

Atualmente, cerca de 6,19% do total de vendas do varejo do país são realizadas por meio de canais digitais e plataformas online.

Nesse contexto, é fácil entender a importância de investir em uma estratégia de marketing digital que ajude no pipeline de vendas e faça crescer um e-commerce. Dessa maneira, é possível obter benefícios em seu negócio como:

  • Obter vantagem competitiva no mercado;
  • Ganhar notoriedade da marca;
  • Construir uma base de clientes;
  • Fidelizar os compradores;
  • Obtenha um maior retorno sobre o investimento (ROI);
  • Aumentar as tarifas médias para instituições, etc.

Aliado ao uso de um controle de leads (sistema que permite a análise e organização dos dados dos clientes), os resultados dessas estratégias tornam-se mais precisos e menos onerosos que os métodos tradicionais.

4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce

O uso de dispositivos digitais, como celulares e tablets, vem aumentando constantemente em todo o país. Isso significa que cada vez mais brasileiros têm acesso à internet e aos marketplaces digitais.

Por isso, investir em estratégias online tem se tornado cada vez mais importante para os empresários online que desejam alcançar mais consumidores e tornar seus e-commerces cada vez mais lucrativos.

Dentre as ações que precisam ser integradas ao dia a dia da empresa, as mais importantes são:

  1. Desenvolva um plano estratégico

Ter um plano estratégico é fundamental para garantir que as marcas continuem seguindo o caminho pretendido.

Porque este documento ajuda a identificar metas e objetivos, formular políticas que precisam ser aplicadas e determinar o tipo de crm gratis que melhor atende às necessidades de seu e-commerce.

  1. Crie um Blog Institucional

O blog institucional é uma das melhores formas de chamar a atenção dos consumidores e uma forma de colocar o marketing de conteúdo em ação.

Afinal, além de proporcionar uma forma de se aproximar do público e construir relacionamentos mais profundos, também ajuda a converter leads e estimular novas vendas.

  1. Construa uma presença digital

Construir uma presença digital vai muito além de abrir uma loja de e-commerce.

Envolve também os métodos utilizados para promover a marca, atrair novos clientes e fomentar o engajamento do público. As redes sociais são algumas das melhores maneiras de fazer isso.

Além disso, as plataformas costumam ser uma ótima fonte de informações do usuário e podem ser usadas gratuitamente, como um app funil de vendas, para analisar o comportamento e os perfis dos clientes.

Outro ponto positivo relacionado à presença digital é a viabilidade de construção de serviços mais personalizados e eficazes.

  1. Estabeleça comunicação direta com os consumidores

À medida que o local de compras e vendas mudou, o comportamento do cliente também mudou. Por isso, a humanização e personalização do atendimento tornou-se a prioridade máxima de todas as empresas.

Para isso, é essencial uma maior distância com os consumidores, possibilitando a formulação das personas da empresa, a análise dos feedbacks recebidos e o direcionamento das vendas.

Por isso, além de incentivar a participação nas redes sociais, as empresas precisam ter um excelente atendimento ao cliente, ou seja, responder às avaliações online e incentivar as avaliações e recomendações para as marcas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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A Samurai Brindes é uma empresa que reflete os valores dos grandes guerreiros que habitaram o Japão feudal! Somos os aliados dos nossos clientes, e seguindo o lema dessa antiga classe de guerreiros, quando uma missão está em nossas mãos, já poderá ser considerada cumprida, pois um verdadeiro Samurai trava uma interminável guerra pelas fronteiras do possível para cumprir o seu dever!