
4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce
O e-commerce ganhou destaque na conversa e é um termo muito familiar ao grande público. Não é à toa que o e-commerce e sua estratégia é um segmento de mercado bastante produtivo em todo o país e no mundo.
No entanto, quando falamos de e-commerce, muitas pessoas ainda associam esse modelo de negócio a qualquer processo de compra e venda pela internet, o que é apenas parcialmente correto.
Na verdade, o e-commerce também inclui Marketplace, Dropshipping e muito mais. Ele é uma forma de realizar transações comerciais por meio do uso de diversas ferramentas digitais.
Então esse modelo de negócio não é apenas criar uma loja virtual, mas um negócio baseado em uma estrutura mais tecnológica e digital.

O comércio eletrônico teve um rápido crescimento nos últimos dois anos, com faturamento em torno de R$161 bilhões somente em 2021, graças à facilidade com que essas empresas iniciam e à popularidade do consumo digital.
Isso levou a um enorme aumento no interesse por esse tipo de negócio e cada vez mais empreendedores estão investindo nesse tipo de investimento.
Então, se você também quer participar desse mercado promissor e quer conhecer novas estratégias para aumentar as vendas, continue lendo!
O que é um e-commerce?
O e-commerce é um negócio online que está hospedado na internet e realiza uma série de atividades como gestão de estoque, financeira e logística. Assim, isso é muito mais do que um portal de vendas ou site comum.
Assim, para implementar este tipo de negócio, é necessário entender de estratégias como crm vendas e o próprio marketing. Os recursos e funcionalidades oferecidos variam, dependendo do suporte selecionado.
A importância de investir em estratégias para ajudar a capitalizar o negócio
Atualmente, cerca de 6,19% do total de vendas do varejo do país são realizadas por meio de canais digitais e plataformas online.
Nesse contexto, é fácil entender a importância de investir em uma estratégia de marketing digital que ajude no pipeline de vendas e faça crescer um e-commerce. Dessa maneira, é possível obter benefícios em seu negócio como:
- Obter vantagem competitiva no mercado;
- Ganhar notoriedade da marca;
- Construir uma base de clientes;
- Fidelizar os compradores;
- Obtenha um maior retorno sobre o investimento (ROI);
- Aumentar as tarifas médias para instituições, etc.
Aliado ao uso de um controle de leads (sistema que permite a análise e organização dos dados dos clientes), os resultados dessas estratégias tornam-se mais precisos e menos onerosos que os métodos tradicionais.
4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce
O uso de dispositivos digitais, como celulares e tablets, vem aumentando constantemente em todo o país. Isso significa que cada vez mais brasileiros têm acesso à internet e aos marketplaces digitais.
Por isso, investir em estratégias online tem se tornado cada vez mais importante para os empresários online que desejam alcançar mais consumidores e tornar seus e-commerces cada vez mais lucrativos.
Dentre as ações que precisam ser integradas ao dia a dia da empresa, as mais importantes são:
- Desenvolva um plano estratégico
Ter um plano estratégico é fundamental para garantir que as marcas continuem seguindo o caminho pretendido.
Porque este documento ajuda a identificar metas e objetivos, formular políticas que precisam ser aplicadas e determinar o tipo de crm gratis que melhor atende às necessidades de seu e-commerce.
- Crie um Blog Institucional
O blog institucional é uma das melhores formas de chamar a atenção dos consumidores e uma forma de colocar o marketing de conteúdo em ação.
Afinal, além de proporcionar uma forma de se aproximar do público e construir relacionamentos mais profundos, também ajuda a converter leads e estimular novas vendas.
- Construa uma presença digital
Construir uma presença digital vai muito além de abrir uma loja de e-commerce.
Envolve também os métodos utilizados para promover a marca, atrair novos clientes e fomentar o engajamento do público. As redes sociais são algumas das melhores maneiras de fazer isso.
Além disso, as plataformas costumam ser uma ótima fonte de informações do usuário e podem ser usadas gratuitamente, como um app funil de vendas, para analisar o comportamento e os perfis dos clientes.
Outro ponto positivo relacionado à presença digital é a viabilidade de construção de serviços mais personalizados e eficazes.
- Estabeleça comunicação direta com os consumidores
À medida que o local de compras e vendas mudou, o comportamento do cliente também mudou. Por isso, a humanização e personalização do atendimento tornou-se a prioridade máxima de todas as empresas.
Para isso, é essencial uma maior distância com os consumidores, possibilitando a formulação das personas da empresa, a análise dos feedbacks recebidos e o direcionamento das vendas.
Por isso, além de incentivar a participação nas redes sociais, as empresas precisam ter um excelente atendimento ao cliente, ou seja, responder às avaliações online e incentivar as avaliações e recomendações para as marcas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Ninja Brindes
Veja também outros conteúdos

Tendências Criativas para Brindes em 2025
