
Estratégia de branding: conceitos + dicas para sua marca crescer
Quando pensa em marketing para sua empresa, você lembra apenas de sua logomarca e postar em redes sociais? Se sim, é importante começar a considerar toda a sua estratégia de branding. Mas afinal, o que é isso?
Neste post, descubra o que é o conceito de branding, sua importância e benefícios. Além disso, veja algumas dicas de como fazer a sua estratégia, como medir o sucesso dela e alguns exemplos que podem inspirar você. Boa leitura!
O que é branding? E o que é estratégia de branding? (Conceitos)
Em tradução livre, “branding” significa “marca”. Por isso, “estratégia de branding” nada mais é que uma estratégia de marca. Porém, ela não se relaciona apenas a quais cores você vai usar ou qual slogan quer escrever. Vai muito mais além, pois existem vários tipos de branding.
Nesse conceito, branding significa todas as ações aplicadas para criar a sua marca, com o objetivo de, não só alcançar o cliente e manter um relacionamento com ele, mas de tornar sua empresa única para ele em seu segmento.
Qual é a importância de elaborar uma estratégia de branding?
Dessa forma, elaborar uma estratégia de branding permite não só que você venda mais, mas que crie uma marca forte. O que isso quer dizer?
Significa que, mesmo em uma crise, mesmo que os anos passem ou que surjam concorrentes, a sua empresa vai ganhar espaço e se tornar uma referência naquele segmento. Mas para isso, o branding deve ser criado e aplicado todos os dias, de diferentes formas e se adaptando conforme os novos contextos da sociedade.
Quais são os benefícios e o objetivo do branding para empresas?
Você viu que o objetivo de cuidar do branding é tornar sua empresa forte. Sendo assim, os benefícios alcançados diante dessa ação são vários. Por exemplo:
- ser mais conhecido em seu mercado de atuação, inclusive em contexto mundial;
- aumentar seu faturamento;
- tornar-se uma empresa valorizada e lembrada ao longo dos anos;
- conseguir que os clientes sejam promotores de sua marca;
- destacar-se por seus valores;
- ser a preferida e proporcionar experiências únicas para os clientes, mesmo que seus produtos custem mais que a concorrência;
- ter mais facilidade para vencer momentos de crise;
- conquistar diferentes nichos de público.
Estratégia de branding: como fazer? (Dicas para crescer e obter sucesso)

Agora que você sabe o conceito de estratégia de branding, confira algumas dicas para aplicá-lo em sua empresa!
Rebranding ou construção da identidade visual da marca
A identidade visual da marca é um dos aspectos mais importantes, já que ela comunica o que sua empresa é logo de cara. Como parte dela, está a criação de logo, escolha de cores, criação de mascotes, etc.
Por isso, é preciso uma boa base para definir o que vai fazer parte desta identidade, qual será a “roupa” que a sua empresa vai vestir, antes de se apresentar aos seus clientes.
Já para uma marca que tem esses elementos definidos, mas decide mudá-los, acontece o rebranding. Esse processo nada mais é que alterar a sua identidade visual, ou até outros elementos, para se posicionar para um novo público.
Um exemplo clássico é a marca Havaianas, que era conhecida pelos chilenos azuis e brancos, usados por pessoas de determinada condição social. Com o rebranding, a marca se tornou descolada, apostando em modelos variados e aumentando o preço para focar em um novo público.
Presença nas redes sociais + Marketing de conteúdo
Como parte de sua estratégia de marketing digital na aplicação do branding, também é necessário estar nas redes sociais. Nesse caso, a comunicação deve ser congruente com a marca e mostrar a sua identidade.
Por isso, você pode usar o marketing de conteúdo, para criar materiais de valor, que fazem a marca conversar com seus clientes inclusive sobre assuntos do dia a dia. Ou seja, não focando apenas em falar do produto, mas criando uma conexão mais profunda, como um amigo.
Marketing Promocional com brindes
Já em se tratando de estratégia de marketing para eventos, ações antigas, como o uso de brindes promocionais, ainda fazem muito sucesso.
Funcionando como um presente, estes itens têm a capacidade até de promover a empresa entre outras pessoas, ao serem vistos ou utilizados em público.
Gifting para cativar e motivar os funcionários
Uma estratégia igual aos brindes, mas focada em usá-los como uma ferramenta de comunicação vem sendo chamada de gifting.
Por meio dela, as empresas se aproximam de funcionários e colaboradores por meio de presentes, que são dados em ocasiões especiais ou com um objetivo específico. Com isso, a ideia é serem lembradas e até engajar a pessoa para uma nova ação.
Por exemplo, em uma estratégia de marketing para vender mais, uma loja de roupas femininas pode enviar um gift para cada cliente que tem cadastro, ainda que seja simples, como uma lixa de unha, fazendo com que seja lembrada.
Junto, pode incluir um cupom de desconto de uma campanha específica, que se usado pela cliente, faz o investimento no presente ser retribuído por meio da compra de novos produtos.
Como medir o sucesso das suas estratégias de branding?

Mais do que aplicar diferentes estratégias de branding, é essencial medi-las para ver se estão funcionando.
Sendo assim, é essencial analisar métricas e verificar se depois de certas ações de branding, a empresa alcançou x ou y resultados.
Nesse caso, é possível estudar métricas de redes sociais, métricas de engajamento em ações físicas, métricas de ticket de vendas, feedbacks recebidos, conversas nas redes sociais sobre a marca, entre outras ações.
Gestão de marca e estratégias de branding: exemplos
Agora que você sabe o que é estratégia de branding, vale a pena pensar em como algumas empresas realizam suas estratégias de branding, para se inspirar no alcance que as marcas podem ter por meio de diferentes ações.
Por exemplo, a Coca-Cola, ao longo de mais de cem anos, tem como parte de seu branding sua receita exclusiva, com “fórmula única e secreta”. É um sabor irreplicável, embora muitas marcas tenham tentado copiar. Com isso, ela ganhou valor.
Já unindo o poder da marca ao conceito de felicidade, que aparece frequentemente em suas propagandas, além de união entre amigos e família, a Coca-Cola tornou-se símbolo de momentos de lazer entre as pessoas. Por sua vez, sua política de embalagem retornável conversa com o tema recente da sustentabilidade e mostra seu posicionamento diante da questão.
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Conclusão
Como você viu, é importante que a estratégia de marketing para empresas tenha foco em seu branding. Ou seja, criar ações que deixam a marca forte. Com isso, ela ganha não só em termos de popularidade e faturamento, mas torna-se única diante de clientes e até mesmo de colaboradores. Com isso, alcança um nível de relevância que dificilmente a concorrência vai atingir.

Samurai
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