
Brindes que Vão Além: Como Utilizar Produtos que Continuam Gerando Valor para o Cliente Após o Evento
Brindes são essenciais a fidelização dos clientes.
Imagine que você acabou de sair de um evento incrível. Ao chegar em casa e remexer nos objetos da bolsa, encontra um monte de panfletos, canetas, bloquinhos e nada que vá durar mais que alguns dias.
Agora pense em outro cenário: no meio desses objetos, você encontra um brinde sofisticado, útil, que vai fazer parte da sua vida por meses – ou até anos!!
Esse é o detalhe sutil que faz toda a diferença para brindes que vão além: eles não são apenas objetos genéricos que se tornam lembranças passageiras, mas extensões da marca que podem fortalecer sua imagem no dia a dia do cliente.
Preparado para entregar brindes assim?
Então, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto e entender o que faz um brinde continuar gerando valor muito depois do evento acabar.
Entenda o conceito de brinde de valor contínuo
A grande sacada de brindes de valor contínuo é entregar propósito, algo que passa a fazer parte da rotina do usuário. Para que isso aconteça, fuja dos brindes descartáveis.
Quais são os benefícios de brindes que vão além?
- Mantém viva a conexão emocional com a marca;
- Permanecem sendo utilizados e apreciados pelo público após o evento;
- Ajudam a fortalecer o relacionamento com o cliente;
- Geram publicidade espontânea e
- Ampliam o ciclo de contato com o público.
Brindes que permanecem na mente e no coração dos clientes são os mais especiais e carregam o nome da marca nas costas por muito mais tempo. Mas como escolher o brinde certo para essas ocasiões?
Essa escolha não deve ser aleatória. Para atingir o propósito dessa missão, é preciso levar em conta algumas diretrizes:
- Conheça seu público
Para que o brinde tenha propósito, estude sua persona. Entenda seus desafios, alvos, interesses e desejos a fundo. Um público jovem e desconectado não gosta das mesmas coisas que executivos de uma indústria tradicional, por exemplo.
Quer uma dica prática? Converse com seus clientes antes do evento. Abra sua caixinha de perguntas nas redes sociais, realize pesquisas. Quanto mais souber sobre o público do evento, mais assertivo será o presente.
- Aposte na utilidade
Alguns produtos têm a facilidade de entrar na rotina do cliente de um jeito sutil e despretensioso. É o caso, por exemplo, de garrafas térmicas, mochilas resistentes, ecobags interessantes, cadernos de anotação de qualidade e assim por diante.
Caso de sucesso: uma empresa do ramo da tecnologia distribuiu carregadores wireless durante uma feira. O resultado? Seis meses depois, ainda recebia mensagens de agradecimento de clientes que usavam o brinde diariamente.
- Invista em qualidade
Brindes duráveis e com bom acabamento exercem uma influência positiva sobre o usuário. Isso acontece porque ele associa o presente à qualidade da própria marca.
Produtos que quebram rápido ou possuem tempo de vida curto refletem na própria corporação. Investir em qualidade transmite seriedade, preocupação e cuidado com o cliente.
- Personalização assertiva
A personalização requer uma palavra de cautela. Brindes com figuras exageradas, logotipos grandes à mostra podem ser guardados no fundo do armário. Produtos discretos, elegantes e sofisticados são personalizados com propósito, sem exageros.
Exemplo prático: em vez de estampar um enorme logotipo, opte por gravá-lo de maneira discreta, elegante e integrada ao design do produto.
Essas são as principais sugestões quando o assunto é brindes que vão além. Agora vamos para exemplos práticos de produtos que podem causar essa sensação?
Tipos de Brindes que Geram Valor Após o Evento
Utilizar brindes com propósito, que geram valor mesmo após o evento, é muito mais do que estratégia de marketing: é uma forma de se manter vivo na mente do cliente de maneira natural e constante.

Vamos a uma lista de sugestões que comprovadamente prolongam o ciclo de valor dos brindes:
- Tecnologia:
Power banks, suporte automotivo para celular, mochila USB.
- Estilo de vida:
Garrafas térmicas premium, mochilas ecológicas, organizador de viagem, almofadas de pescoço.
- Casa e Escritório:
Organizadores de mesa, luminárias, bloco de notas sofisticados.
- Saúde e Bem-Estar:
Squeezes com compartimento para infusão, tapetes de yoga, mochila para exercícios.
Essas são algumas sugestões, divididas por nicho e categoria. O importante, nesse contexto, é entregar algo que tenha ligação com a rotina da pessoa, com seu estilo de vida e interesses.
Adapte essa lista para o seu público-alvo levando em conta as questões apresentadas nesse artigo. Dessa forma, você entregará experiências, não apenas brindes sem propósito.
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Seguindo as dicas desse artigo, você distribuirá produtos que serão lembrados muito tempo depois do evento em si.
Esse é o nosso propósito: entregar produtos de utilidade prática, esteticamente adoráveis e com a sofisticação e requinte que a sua marca merece!
Dessa forma, seus brindes deixarão de ser apenas lembranças e passarão a ser extensões vivas da sua marca.
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